sexta-feira, 24 de julho de 2015

DESCRIÇÃO DOS EXPERIMENTOS

Por Gustavo dos Santos e Leandro Saldanha

Olá, galera! Para despertar desde já a nossa curiosidade, segue uma breve descrição dos experimentos que serão realizados pelas turmas do professor Leandro Saldanha.

                                                         A chuva ácida


Você sabia que a chuva já é naturalmente ácida? Devido a presença de CO2 na atmosfera, porém, a chuva comum não traz nenhum malefício para a natureza, isso porque, o seu pH é em torno de 5. O problema é que com a queima de combustível, como o petróleo, e com o aumento considerável do acumulo de dióxido de carbono na atmosfera fazem com que o pH da chuva caia para aproximadamente 2 e se torne agressiva a natureza e ao homem. Fonte: http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/

Imagem: Info escola
                                               

Tornado Luminoso


Que tal fazer um tornado dentro de um copo d'água? Ou ainda melhor, colocar um tornado com luzes florescentes! Nessa experiencia vamos ensinar a fazer um ''tornado luminoso'' usando pulseiras florescentes de festas.
                                      
Imagem: Manual do Mundo

                                         



Amoeba Magnética


 Nessa experiencia vamos relembrar a infância, ensinando como fazer a famosa ''Amoeba'', mas não qualquer amoeba, vamos ensinar a fazer um monstro de geleca com poderes magnéticos!



Imagem: Manual do Mundo 
                             



Corantes

Faremos uma passagem pela história dos corantes, mostrando os corantes obtidos naturalmente a milênios e as primeiras descobertas dos corantes orgânicos sintetizados em laboratório. Também serão abordados corantes alimentícios, têxteis entre outros.


Amarelo de Tartrazina é um exemplo de corante, ingrediente comum em refrigerantes, salgadinhos e uma variedade de outros itens


Chicletes

Quem nunca mascou ou viu alguém mascar chicletes? Mas você sabe como é produzido o chiclete? Nessa proposta de trabalho serão apresentados os ingredientes que constituem o chiclete, assim como os possíveis  benefícios e  malefícios da prática de mascar chiclete.
Foto: Internet


Sabão caseiro

A prática de reaproveitar o óleo de frituras, para fazer o sabão da nossa avó, aparece cada vez mais na mídia. O consumo de alimentos fritos aumenta a cada dia e, com isso, o óleo não tratado pode acabar em rios, lagos e mares ou mesmo em lixões, pois muitos consumidores descartam o óleo em garrafas PET e os lançam no lixo. Esta proposta de trabalho visa conscientizar as pessoas, ensinando-as a fazer o sabão em sua própria casa, ajudando desta forma na preservação do meio ambiente e economizando com a compra de sabões e detergentes industrializados


Reação de Saponificação
                           



Desinfetante


Serão apresentados os reagentes utilizados na preparação dos desinfetantes, que destroem os micro- organismos que residem em superfícies não vivas.

Foto: Internet



                                                                          Pilha de limão

Você sabia que vegetais e frutas podem conduzir eletricidade? Nessa experiência mostraremos como acender um LED utilizando apenas  limões, cobre, zinco e  fios com jacarés na ponta.
Imagem: Alunos online
                               


Pulmão de um fumante

Neste experimento, vamos mostrar o estado do pulmão de um fumante, utilizando uma garrafa PET, contendo água, e um guardanapo para filtrar a fumaça do cigarro. Em seguida, a fumaça será removida da garrafa com o auxílio de um secador de cabelo. Veremos, assim, os resíduos de substâncias químicas impróprias encontradas na fumaça de um simples cigarro.

Esta é a estrutura química da nicotina, o principal componente do cigarro.


A química do chocolate 

Pense em um doce... muitos provavelmente irão pensar em chocolate, uma delicia em forma de barras, bombons, bolos, bebidas e por aí vai, mas quem teve essa magnífica ideia de produzir o chocolate? A história conta que o chocolate nem sempre foi doce, na verdade ele era bem amargo inicialmente, só após a adição de açúcar é que tivemos o produto que agrada a quase todo mundo. Neste trabalho, nós iremos fazer uma viagem no tempo, procurando conhecer a história desse doce desde de sua invenção até os dias de hoje.
Feniletetilamina: Substância responsável por provocar a sensação de bem-estar em nosso cérebro.
Cafeína: A cafeína é um composto orgânico da família dos alcaloides, especificamente dos grupos das xantinas.
Fonte:http://www.brasilescola.com/quimica/composicao-quimica-chocolate.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário